A Importância do Nicho de Mercado para Afiliados

Escolher um nicho de mercado é tão importante para um afiliado quanto a escolha de uma carreira para um vestibulando. Você pode até escolher errado a sua profissão/carreira/nicho e mudar de ideia depois, mas você terá perdido um dos maiores bens que temos hoje em dia: tempo.

O tempo é o bem mais escasso na era da internet.
Já reparou como nos falta tempo para tudo?

Agora, imagine perder tempo e dinheiro ficando meses enroscado em um nicho ultra competitivo, com uma concorrência experiente e não conseguir realizar uma única venda. Isso acontece o tempo todo com iniciantes ou com quem ainda não se deu conta da Importância do Nicho de Mercado para Afiliados.

O Vestibular do Afiliado

Não sei se você já passou pela experiência de um vestibular. Eu precisei escolher uma profissão aos 17 anos. E não foi nada fácil.

Não tinha um sonho de criança de querer ser policial, médica ou engenheira.

Já gostava muito de marketing e publicidade. Era apaixonada por comerciais. Adorava os detalhes das propagandas que as pessoas até pagariam para pular e voltar para o filme que estava passando na tv.

Mas não podia em trabalhar com isso. Eu era de família pobre e tinha que escolher alguma coisa que desse dinheiro ou tivesse facilidade para encontrar uma vaga de trabalho. E rápido.

E foi assim que comecei (e não terminei) a faculdade de Administração de Empresas. Tinha vaga pra caramba nos classificados dos jornais e seria “fácil” conseguir trabalhar logo.

A vida me levou por outros caminhos. Mas foi essa experiência de vida que me fez entender o motivo de muita gente se dar mal no mundo dos afiliados. Escolhemos o que pode nos dar dinheiro rápido. Que tenha muitas oportunidades (vagas). Que tenha tenha status. E por aí vai.

Nessas horas é que caímos no grande erro de escolher os mesmos nichos de todo mundo: dieta, perda de peso, como ganhar dinheiro, namoro/conquista, futebol, trading…

A Importância do Nicho de Mercado para Afiliados

São os nichos que fazem parte dos grandes segmentos ou macro nichos como saúde, estética, dinheiro e relacionamento.

Mal comparando, são os cursos de administração de empresas do mundo do marketing digital. Tem vaga pra caramba e é “fácil” de conseguir emprego.

Só que não é bem assim que funciona.

Com o passar do tempo você percebe que aquele monte de oportunidades que você achava incrível são uma bela porcaria. Pagam pouco ou quase nada. Exigem muito trabalho sem retorno algum e ainda tem uma porção de gente para concorrer com você.

Encontrar um nicho é uma das etapas mais difíceis na jornada de um afiliado. E é uma etapa que não pode ser esquecida ou apressada. Encontrar o nicho certo é a chave para entrar em um mercado bom e que não está saturado de concorrência.

Como resolver isso?

A Importância dos Detalhes

Como você pode imaginar, nem todos os nichos de mercado têm o mesmo nível de apelo, busca ou desejo dos cliente. Por exemplo, um site de culinária poderia ser um sucesso se ele fosse focado em culinária italiana, pois tem bastante busca na internet por receitas de massas em geral.

Mas um site de culinária Etíope pode ser bem mais difícil de monetizar. Afinal de contas, tal qual outras culinárias da África subsaariana, a culinária etíope utiliza muitas plantas e ingredientes típicos do clima seco da região, o que dificulta bastante com que as pessoas de outros países conheçam seus pratos típicos.

Por outro lado, quanto mais atraente/procurado for o seu nicho, mais difícil será entrar, como o nicho de culinária italiana.

Tente pesquisar por “receita de lasanha” e você verá que existem alguns milhares de sites e algumas dezenas de sites muito, muito poderosos nas primeiras colocações. Dê uma olhada:

Nicho-de-Mercado-Importância-Escolher

A menos que você seja muito bom em SEO, só posso desejar boa sorte pra quem quer tentar competir com sites do tipo tudogostoso.com.br ou o site da Nestlè.

Por outro lado, usando o exemplo da culinária Etíope, se você pesquisar por “injera receita” o resultado é esse aqui:

Importância-Nicho-de-Mercado-Afiliado

(injera é uma espécie de panqueca gigante feita de farinha fermentada na água por alguns dias e depois cozida em chapas de ferro ou barro)

É bem mais fácil entrar na disputa pela keyword “injera receita”. A grande questão é sempre a mesma: Tem busca? Tem como monetizar? É um nicho com pouca concorrência, mas com tráfego suficiente para torná-lo valioso suficiente para você?

Se a resposta for sim, você encontrou um nicho de mercado para dominar.

Perguntas Importantes para Começar

Se você está apenas começando a trabalhar como afiliado de nicho, aqui está o meu conselho para ajudá-lo a escolher um nicho rentável: faça as perguntas certas!

Sugiro que você se pergunte:

– Sobre o que você gostaria de escrever para passar o tempo?
– Existem produtos afiliados no nicho que você escolheu?
– Há algum produto de assinatura ou de recorrência que você possa vender em seu site?
– Existe variedade de produtos com vários níveis de preços que você possa divulgar?
– Existem opções de produtos físicos também?
– Quanta competição tem nesse nicho?
– Qual o valor da busca estimada pela palavra-chave principal?
– Qual o valor do CPC da palavra-chave?

Não precisa responder sim para todas as perguntas, mas algumas são realmente importantes.

Muita gente se preocupa apenas com o volume de buscas da palavra-chave do nicho, mas a verdade é que as opções de produtos que você pode anunciar contam muito para o quanto você vai faturar por mês.

Um site focado apenas em um grande fluxo de visitantes se monetiza sozinho com anúncios do Google Adsense, mas um site de nicho com pouca procura deve diversificar suas fontes de renda.

O problema com alguns nichos é que você descobrirá que os únicos produtos afiliados que você pode vender são por meio de programas como os da Amazon ou Lojas Americanas. Que são um ótimos programas, mas pagam comissões muito pequenas.

Se você encontrar um nicho de mercado onde exista opções de produtos e monetização como venda de e-books, cursos online, produtos físicos, livros ou até mesmo uma consultoria ou evento com um profissional, você consegue diversificar suas fontes de monetização e seus lucros serão muito maiores, mesmo em um nicho com pouca procura no Google.

Vamos voltar ao exemplo da culinária Etíope.

O volume de buscas para “injera receita” é ridículo. Apenas 50 buscas mensais, de acordo com o Ubersuggest.

Nicho-de-Mercado-é-Importante-afiliados

Existem outros pratos que também tem volume de busca bem baixo como Shiro Wat, Tibis, Doro Wat, Chechebsa…

E o volume de buscas de “comida Etíope” também é bem ruim.

Exemplo-Importancia-Nicho-de-Mercado-Afiliados

É lógico que eu JAMAIS indicaria alguém a entrar de cabeça em um nicho tão pequeno assim.

Mas e se eu te falar que tenho um site de nicho com números ainda piores do que estes e consigo fazer pouco mais de R$ 400,00 por mês, tirando as despesas de hospedagem?

Não é nada impossível fazer algum dinheiro em um nicho tão pequeno e restrito.
São poucas pessoas para competir. Os clientes tem poucas opções de compra.

E o melhor, nichos pequenos são verdadeiros repelentes de top afiliados, a maioria dos grandes afiliados não entra em mercado pequeno. Eles sabem como trabalhar nos grandes segmentos e não querem perder tempo em micro nichos.

Talvez um dia faça uma análise do nicho de mercado da culinária Etíope. Pode até ser um mercado interessante e promissor, se tiver a combinação certa para vender.

Mas qual a combinação certa para vender?

A combinação que você precisa fazer em seus sites é a mesma que faço nesse meu site com números ridiculamente baixos: produto com comissão alta + opções de produtos físicos.

Pode ser um ebook com comissão de 40% + utensílios de cozinha das Lojas Americanas, por exemplo. É só uma ideia.

Pense comigo no exemplo da culinária etíope: quem procura algo tão específico precisa dos ingredientes exóticos para fazer a receita, certo? Existe algum site que venda esses ingredientes e ofereça comissão?

A pessoa precisará também de alguma panela própria para o preparo do item? Essa panela é encontrada em sites com programas de afiliados?

Existe algum tipo de forno específico para assar esse pão ou preparar as outras receitas? Esse forno é vendido em algum site com programa de afiliados?

E será que existe um ebook de receitas de culinária Etíope para indicar? Esse ebook está na Hotmart ou outro lugar que venda produtos digitais com comissão para afiliados?

É esse tipo de pergunta que você precisa fazer e encontrar as respostas.

São essas combinações de produtos que você precisa procurar nos programas de afiliados para descobrir se vale a pena investir em um nicho tão pequeno assim.

Precisa ser um nicho muito pequeno?

Não, não precisa. E repito mais uma vez: NÃO ESTOU DIZENDO PARA VOCÊ ENTRAR EM UM NICHO COM 50 BUSCAS MENSAIS.

Um nicho tão pequeno assim costuma não trazer retorno algum.

Só quero te mostrar que, tão importante quanto definir o seu nicho de mercado, são os produtos disponíveis para você anunciar. Isso sim é o que define seu lucro em um nicho. Não importa o tamanho dele.

O grande fator de escolha de um nicho pequeno é para facilitar a sua vida e eliminar o máximo possível da concorrência qualificada. Tirar do seu caminho os top afiliados que dominam os grandes mercados e não oferecem espaço para os iniciantes trabalhar.

Ideias de Nicho

No artigo O que é Nicho de Mercado mostramos como encontrar boas ideias de nichos de mercado.

Você também pode dar uma olhada em alguns artigos como:

 

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1 Comentário. Deixe novo

  • Carlos Alberto Pereira
    setembro 2, 2021 11:59 pm

    Gostei muito do texto e da forma simples, direta e objetiva como aborda a importância de se escolher um nicho de mercado para quem quer iniciar hoje no marketing de afiliados. Parabéns pela forma elegante e profissional como foi elaborado o texto.

    Responder

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