O que é SEO? Bom, se Você não Conhece as principais Técnicas de SEO ou nem Sabe o Que é SEO, o Seu Site Está Condenado ao Fracasso.

Essa é uma frase dura de ser lida, mas é a mais pura verdade.

Para ser visto na internet, você precisa ser “encontrado” pelos mecanismos de busca como Google, Bing, Yahoo, Ask, Duck Duck Go… e é aqui que entra o SEO.

Mas afinal de contas, o que é SEO?

O-que-é-Search-Engine-Optimization

 

O que é SEO

SEO é a sigla de Search Engine Optimization que significa Otimização para Mecanismos de Busca.

Resumindo o que é SEO é a arte e a ciência de melhorar o seu site para direcionar tráfego para ele a partir dos mecanismos de busca.

É facilitar a busca online pelo que está escrito em seu site.

É fazer você aparacer para quem te procura.

Sendo sincero mais uma vez: entender o que é SEO fará com que você seja lido por quem se interessa pelo que você escreve e não apenas pela sua mãe ou namorada.

  • Você quer alcançar o maior número de pessoas possível com o que você escreve?
  • Quer aparecer nos buscadores?
  • Quer ficar no Top 3 da página inicial do Google?

SEO é a resposta!

As tarefas mais comuns associadas ao SEO incluem a criação de conteúdo de alta qualidade, a otimização do conteúdo em torno de palavras-chave específicas e a criação de backlinks.

Vamos conversar mais sobre O que é SEO e como você pode otimizar seu site sem dor de cabeça. Vem comigo!

SEO é Mesmo Importante?

Segundo as estatísticas do WordPress referentes aos anos de 2018 e 2019, os usuários da plataforma produziram em média mais de 70 milhões de novas postagens por mês. São quase 2,75 milhões de posts publicados todos os dias apenas no WordPress.

Tem noção de quanta gente no mundo inteiro está, neste momento, publicando um artigo?

O-que-é-SEO-Wordpress-Estatisticas-2021

E estamos falando apenas do WordPress! Os blogs controlados por WordPress representam 34% de todas as postagens mundiais.

Imagine quantos posts são publicados diariamente se juntarmos os sites construídos em linguagem própria, os blogs no Blogspot, Wix, Joomla…

É muita coisa, mas muita coisa mesmo! São muitas informações publicadas por dia e tentar se destacar em meio a uma infinidade de assuntos pode ser assustador.

Otimizar um site e o seu conteúdo é uma obrigação para todo blogueiro(a) ou profissional que deseja ver seu trabalho sendo reconhecido ou encontrado na internet.

Se você quer realmente escrever para ser lido ou até mesmo para ganhar dinheiro na internet, você não pode contar apenas com a sorte.

E é por isso que existem diversos estudos sobre SEO.

Como o SEO funciona

Agora que você já sabe o que é SEO, você precisa entender como tudo isso funciona.

A ideia é bem simples. Quando você pesquisa alguma coisa no Google (focaremos no Google por ele ser o principal buscador para 92,42% da população mundial), um algoritmo funciona em tempo real para fornecer o que esse mecanismo de pesquisa considera o “melhor” resultado.

É o que chamamos de robô do Google.

Esse “robozinho” varre as centenas de bilhões de páginas da internet para encontrar o melhor conjunto de resultados que atendam à sua pesquisa.

Crawler-Google-O-que-é-SEO

E como o Google determina qual é o “melhor” resultado?

Aqui está o grande segredo da otimização!
Embora o Google não fale publicamente sobre o funcionamento interno de seu algoritmo (robozinho), várias empresas dedicam tempo e estudo para criar uma base de conhecimento relacionadas à pesquisas, testes e até mesmo em declarações de funcionários do Google.

Para decidir se o site ou blog possui realmente o conteúdo buscado pelo usuários, o Google chega a utilizar mais de 200 fatores de rankeamento.

Com base nos testes e estudos, podemos afirmar que os sites são classificados principalmente em:

Relevância

Se você pesquisar “melhor hospedagem de site”, você não ficará nada feliz em ver páginas que falam sobre hotéis e pousadas ou hospedagem para cachorros .

É por isso que o Google procura, em primeiro lugar, páginas que estejam intimamente relacionadas à palavra-chave pesquisada, o que neste caso em específico é “melhor hospedagem de site”.

No entanto, o Google não coloca a sua página no primeiro lugar das buscas só porque você escreveu um super artigo sobre as melhores hospedagens para sites.

Relevancia-SEO

Existem centenas de pessoas escrevendo sobre o assunto todos os dias e o Google precisa usar algumas outras ferramentas para classificar a página mais relevante no topo.

Autoridade

O Segundo fator que o Google utiliza com o seu robô nas buscas é a autoridade do site.  Resumindo, ele quer saber se você realmente sabe do que está falando e se pode confiar no seu conteúdo.

E como o Google sabe que você é uma autoridade no assunto?

O Google analisa o número de “indicações” de outras páginas à essa página. Indicações essas conhecidas como “backlinks”.

Backlinks são os links inseridos em um texto que levam você para outra página dentro do seu próprio site ou para uma página de um outro site.

O-que-é-SEO-Backlinks

O intuito do link é levar o leitor para outro conteúdo que fale sobre aquele mesmo assunto, porém, fazendo expandir o conhecimento do leitor com um outro conteúdo mais completo ou com análises mais profundas.

O Google e todos os outros mecanismos de busca consideram os backlinks como “votos” para uma página que sabe do que está falando, ou seja, uma página de autoridade.

Autoridade do domínio

Além da página em si, que trata do assunto pesquisado, o Google considera como fator de posicionamento a autoridade do domínio que detém a página.

Isso significa que, quando o Google classifica um site como “top”, ele tende a olhar para as páginas desse site com mais atenção.

Em outras palavras, se o site Globo.com publicar uma notícia e você também, o Google dará prioridade para posicionar o Globo.com antes de você, pois ele “conhece” o domínio Globo.com e sabe que ele é uma autoridade no nicho de notícias.

O-Que-é-SEO-Exemplos-Backlinks

Utilidade

O Google é uma empresa que obtém lucro com o seu mecanismo de buscas. Portanto, a empresa Google tem muito interesse em que seu “produto” seja útil à quem o utiliza.

E é por esse motivo que, se o conteúdo da sua página não for útil, o Google não irá te posicionar na parte superior dos resultados de pesquisa.

O próprio Google já afirmou publicamente que há uma distinção entre “conteúdo de maior qualidade” e “conteúdo útil”.

Depois que entendemos o que é SEO, temos de fazer uma nova pergunta:  o que é SEO bem feito?

Preste atenção aqui, pois esse pode ser um fator determinante para você vencer os top sites!

Vamos supor que você queira descobrir qual o melhor programa de afiliados do Brasil.

Você pesquisa no Google e o primeiro resultado em que você clica (“Resultado A”) é escrito pela maior autoridade em programas de afiliados do Brasil, que já faturou milhões na internet e tem dezenas de backlinks apontando para ela.

O-Que-é-SEO-Sinais-de-experiência-do-usuário-UXNo entanto, você começa a ler o conteúdo fica cansado, pois ele é completamente desorganizado, feio, repleto de jargões de negócios que a maioria das pessoas não entende.

Obviamente, você passará bem pouco tempo na página e muitas vezes não absorverá nada de muito interessante ali.

Contudo, você continua sua pesquisa pelo “melhor programa de afiliados do Brasil” e se depara com uma outra página (“Resultado B”) que tem mega lista organizada e bem detalhada, com imagens ilustrativas, marcações e textos fáceis de assimilar.

A página foi escrita por alguém relativamente novo no mercado e o site não tem tantos links apontando para ele. Mas, como o conteúdo está escrito de uma maneira tão organizada, com tanta fluidez que qualquer um pode entender, o Google levará o artigo para uma classificação alta na “escala de utilidade”.

E, embora o Resultado B não tenha tanta confiança ou autoridade quanto o Resultado A, ele ainda terá um bom desempenho no Google.

E como o Google sabe que o Resultado B é mais útil do que o Resultado A?

O Google mede a utilidade com base nos “Sinais de Experiência do Usuário” ou UX.

O-Que-Siginifica-SEO-UXA experiência do usuário diz respeito a como a pessoa se sente ao navegar pelo seu site, blog, aplicativo ou qualquer outro canal online. A UX conta com 5 pilares fundamentais:

1. Estética
A estética é na verdade a primeira impressão que seu site passa para as pessoas que o acessam. Ela serve para dar uma noção de como vai ser o restante da experiência. Um exemplo disso pode ser um site de uma imobiliária que tem as cores do McDonald’s, ninguém vai confiar no que está escrito ali.

2. Usabilidade
A usabilidade é fundamental para complementar a estética, ou seja, para fazer com que o visual não seja apenas bonito, mas também funcional. Ela define o quão fácil é navegar pelo seu site. Existem vários exemplos de sites cujos botões são tão colados  que você nunca consegue ir para o lugar desejado sem apertar um botão errado. Ou pior, quando tem tanta propaganda que você nem consegue ler o que está ali. É irritante!

3. Arquitetura de Informação
A arquitetura de informação (AI) trata de como as informações são organizadas em uma página. Colocando o que é mais importante em destaque e oferecendo as respostas que as pessoas procuram com facilidade.

4. Fluxos de Interação
Os fluxos de interação são como que um mapa dos diferentes caminhos que o usuário vai percorrer ao usar o seu site. Assim, a pessoa sempre vai saber onde está e quais são os próximos passos que ela pode tomar durante a navegação. Quem nunca entrou em um site e ficou procurando o botão que precisa clicar e ficou com raiva de não saber o que fazer para prosseguir?

5. Conteúdo
O item 5 nem precisa de explicação. Um bom conteúdo é fundamental para uma boa experiência do usuário. Pense, por exemplo, em um site que conta com todos os outros 4 pilares, mas não tem nada de relevante para te oferecer. Só blá blá blá. O usuário vai sair da página em 5 segundos e nunca mais vai voltar.

Se o Google analisar que as pessoas realmente gostam de um resultado de pesquisa em específico, ele dará um aumento significativo na classificação para esse site, independente dos outros fatores.

No entanto, a principal preocupação de quem quer saber o que é SEO na prática, deve ser produzir conteúdos para pessoas e não apenas para mecanismos de busca.

O que é SEO on Page

O SEO on Page significa Otimização na Página. É o SEO on Page que garante que o Google encontre suas páginas facilmente para uma determinada palavra-chave.

O SEO on Page segue alguns critérios técnicos que facilitam a leitura do robô do Google, são eles:

Título e subtítulos: Os títulos precisam ser claros, conter as palavras-chave principais e obedecer uma hierarquia conhecida como h1, h2, h3. Ou seja, o título deve estar formatado como header 1, os subtítulos principais como header 2 e assim por diante.

Isso contribui para que o conteúdo fique visualmente mais agradável e também para que os robôs dos sites de busca percebam como o conteúdo está organizado e qual é a ordem de relevância de cada título dentro do texto.

SEO-on-Page-Header-h1-h2-h3

No editor visual do WordPress é muito simples usar headers. Basta selecionar o texto desejado, clicar no “botão de definição do formato de texto” e escolher o tamanho de título que você deseja. A imagem acima é um exemplo.

Meta Description: Você já deve ter reparado que, ao fazer uma pesquisa no Google, aparece um pequeno texto logo abaixo do título e do link de cada resultado. Essa é a Meta Description. É o resumo do conteúdo da página e devem conter no máximo 160 caracteres.

SEO-onPage-Meta-Description

Tecnicamente, a Meta Description é um fragmento do código HTML e sua implementação é realmente muito simples, ou seja, você não vai perder muito tempo fazendo e pode ter resultados interessantes com pouco esforço. A Meta Description é utilizada com o seguinte código:

<meta name=”description” content=”Aqui vai o texto resumo do seu artigo“>.

Se você utilizar o WordPress fica mais fácil ainda editar a Meta Description pois existem diversos plugins de SEO, como o famoso Yoast, que facilitam a edição para quem não possui conhecimentos técnicos.

URLs amigáveis: É importante observar a URL criada automaticamente pelo site e alterá-la, caso necessário. Uma URL cheia de números e símbolos é bem menos “rastreável” do que uma URL que contenha a palavra-chave nela. Observe os exemplos:
1. meusite.com/?p=1238645
2. meusite.com/2019/12/19/seo
3. meusite.com/dicas-seo

A terceira opção é muito mais amigável, agradável de ler e fácil de memorizar. E o Google gosta disso.

Quando ele vê o mesmo termo repetidamente, inclusive na URL, o Google diz: “Esta página deve ser sobre essa palavra-chave!”.

O que é SEO off Page

O SEO Off Page é todo o trabalho de otimização que acontece fora da sua página. São os backlinks, as curtidas em redes sociais, os artigos que apontam para sua marca online.

O SEO off page é quem diz ao Google o que os outros pensam sobre o seu site.

Mas não adianta nada mandar uma tonelada de links e curtidas para o seu site e achar que isso fará você conquistar a primeira posição do Google facilmente. Você precisa seguir um “conselho”: conquiste os backlinks certos.

SEO-off-Page-Backlinks

Autoridade de Link

Nem todos os links são iguais. Os backlinks de sites confiáveis ​​e de autoridade transmitem maior valor ao seu site do que um link de um site pequeno e de qualidade duvidosa.

Obviamente, você desejará receber backlinks de páginas que estão em sites de grande autoridade. O único problema é que esses links são EXTREMAMENTE difíceis de conseguir.

Não é todo dia que um site como uol, globo, R7 ou MSN vão linkar para você.

Concentre-se em backlinks de sites RELEVANTES

Sites relevantes são aqueles que tratam do mesmo conteúdo que você. Eles estão no mesmo nicho e falam sobre o que você também fala. São os sites da “mesma área”.

Os links de sites relacionados ao seu transmitem mais valor em SEO do que os links de sites de setores diferentes ao seu.

Isso acontece porque o Google entende mais rápido o assunto que está sendo tratado e os links de sites relevantes mostram ao Google que seus links são legítimos.

Afinal de contas, soaria muito antinatural para o Google você receber alguns links de um site de receitas de culinária, quando o seu site fala sobre concursos públicos.

O SEO Off Page exige uma certa dose de criatividade e um pouco de tempo para conquistar bons backlinks.  É um assunto mais extenso e nós falaremos com mais detalhes no artigo especial de SEO Off Page.

A paciência é a palavra-chave de quem quer saber o que é SEO e dominar a primeira página do Google!

Tendências de SEO em 2021

A verdade é que SEO está sempre em rápida evolução. O Google está continuamente introduzindo novas tecnologias e atualizando as antigas “regras” para melhorar a qualidade de seus resultados de pesquisa.

Para acompanhar as novidades em SEO você deve estar sempre atento aos anúncios do Google ou dar uma olhada na nossa categoria de SEO no site.

Nela você encontra uma série de ferramentas e estratégias para dominar SEO e posicionar o seu site facilmente. Todas atualizadas e acompanhando as novidades que o Google publica.

Além de vários exemplos e dicas gratuitas.

E aí, gostou do artigo? Ficou com alguma dúvida? Conta pra gente nos comentários abaixo 😉

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