O que é Tráfego Pago
Deixe eu adivinhar: Você tem um site que não recebe visitas e precisa desesperadamente fazer dinheiro vendendo alguma coisa ou indicando um produto afiliado. Acertei? Se você respondeu que sim, aprender o que é Tráfego Pago vai te fazer receber visitas hoje mesmo. Te garanto.
Não importa o que você deseja fazer na internet. Se você quer vender um curso, divulgar sua marca, criar uma lista de emails ou conquistar clientes para os seus serviços. Ter tráfego é fundamental.
O problema é que muitas vezes o tráfego orgânico, aquele que vem diretamente dos mecanismos de busca como o Google, demora um certo tempo para “acontecer”.
Mas se você quer criar tráfego para o seu site ou produto afiliado hoje mesmo, você está no lugar certo!
Tráfego Pago – Definição
Tráfego Pago é qualquer visita que chega ao seu site depois de ter clicado em um anúncio online feito no Google Ads, Facebook, Bing ou qualquer site que ofereça espaço publicitário.
De forma bem clara, Tráfego Pago é toda visita que você pagou para receber. Seja em um site, produto afiliado ou vídeo.
Os anúncios de Tráfego Pago são criados dentro de sites de publicidade que geram visitas para o seu site, blog ou produto através de vários formatos, sendo os tipos mais famosos os Links Patrocinados, Banners e Vídeos.
Para ilustrar bem o que é Tráfego Pago, pense em quando você faz uma pesquisa na internet sobre Tênis Nike:
Esses anúncios que aparecem nas buscas do Google são exemplos de links patrocinados de lojas que vendem Tênis da Nike e que anunciam no Google Ads. Os lojistas pagaram para aparecer ali nas buscas do Google.
Mas os Links Patrocinados não são mostrados somente nas buscas do Google.
Existem vários outros sites que permitem os mais diversos formatos de anúncios como vídeo, banners, redes sociais e até mesmo em seu email. Veja esse exemplo de publicidade paga no site Yahoo!
Esses são dois exemplos de formatos que você pode usar para divulgar seu produto, serviço ou marca em qualquer site onde, geralmente, você só paga pelos cliques que receber em seus anúncios.
Mas existem outros formatos de anúncios pagos que vamos mostrar para você em breve aqui no texto. Primeiro, vamos conversar sobre a importância de usar anúncios.
Porque usar Tráfego Pago
O tráfego pago tem uma vantagem muito poderosa de fazer você aparecer para a pessoa certa que realmente quer comprar ou ver o que você está divulgando. E você aparecerá nas buscas na frente de todos os outros sites ou através de imagens bem posicionadas.
Quando você usa tráfego pago, você escolhe quais as palavras-chaves relacionadas ao produto que você deseja vender ou divulgar e faz com que o seu site apareça nas primeiras posições do Google com muito mais facilidade do que com o tráfego orgânico, aumentando assim suas vendas e a sua Taxa de Conversão.
E esse é um dos maiores poderes do Tráfego Pago, escolher exatamente onde, quando e para quem você quer aparecer.
Além disso, você também decide o quanto você deseja gastar e quantas visitas deseja receber para testar a venda de um produto ou serviço.
E há uma tonelada de fontes de tráfego e clientes por aí!
Mas você deve escolher bem de onde quer que seus clientes e visitantes venham, pois nem todas as fontes de tráfego devem ser consideradas iguais ou para todos os serviços.
Observe que muitas dessas fontes de tráfego têm tipos de produtos diferentes para você escolher. E nós vamos conversar um pouco mais sobre isso aqui no texto. Antes, vamos falar sobre onde conseguir tráfego pago.
Onde Conseguir Tráfego Pago
Agora que você já sabe o que é Trafego Pago, você precisa saber onde pode anunciar. E a boa notícia é que várias grades empresas oferecem serviços de tráfego pago, incluindo os principais mecanismos de buscas como o Google, Bing, Yahoo, Yandex, Ask.
Mas além das empresas de busca, as maiores redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest e Linkedin também exibem anúncios pagos.
As empresas e os lugares mais comuns para anúncios pago são:
Buscadores: Google Ads, Bing, Yahoo, Yandex, Ask.
Comparadores de Preço: Buscapé, Google Shopping (Merchant Center).
Redes Sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter, Pinterest
Portais: Uol, Terra, Globo.
Vídeo: Youtube, Dailymotion.
Mapas: Google Maps, Waze.
Tráfego Pago – Formatos de Anúncios
Já falamos muito sobre o que é tráfego pago, agora você precisa entender sobre os formatos de anúncios disponíveis para comprar e como cada um funciona!
De fato, pessoas diferentes têm objetivos diferentes, portanto, primeiro você precisa decidir que tipo de publicidade é ideal para você e o seu produto.
Veja o YouTube, por exemplo. O público está assistindo aos vídeos pelos mais diversos motivos. Diversão, estudos ou curiosidade.
O que você deve entender é que todos os visitantes do Youtube têm uma coisa em comum: eles querem consumir conteúdo em vídeo. Portanto, se seu site ou produto não tiver conteúdo em vídeo, o YouTube talvez não seja o melhor lugar para você anunciar.
Por outro lado, se você oferece uma tonelada de vídeos úteis ou o produtor do seu produto afiliado autoriza você a a usar vídeos nos anúncios, o YouTube é o lugar ideal para você promover seu produto!
Mas, se eu estou começando, como vou saber qual a melhor fonte de tráfego pago para mim?
Muito simples, você precisa ter bom senso e testar o que funciona melhor para o seu produto.
Tráfego PPC
Tráfego Pago via Pay-per-click ou PPC é o método mais popular para direcionamento de tráfego para um site ou produto afiliado.
Este é um modelo de publicidade que permite controlar exatamente quanto tráfego você receberá e de onde. As fontes de publicidade paga por clique cobram um pequeno valor cada vez que alguém clica no seu anúncio.
O seu anúncio pago aparecerá nos principais resultados de pesquisa de mecanismos de pesquisa como Google e também em redes sociais quando as pessoas pesquisarem as palavras-chave que de você decidir que quer exibir ou segmentado por interesses de um grupo de pessoas.
Por outro lado, isso significa que pagaremos SOMENTE pelo número de vezes que alguém clicar e visitar o nosso site.
É importante mencionar que as empresas que oferecem o serviço de PPC não se importam se fizermos uma conversão ou venda. Neste cenário, a única coisa que importa é o clique.
E é por isso que precisamos aprender também em como otimizar as campanha de tráfego para receber mais cliques pagando menos.
A publicidade PPC funciona melhor para segmentar palavras-chave e frases de “ação de compra” e tudo funciona como um leilão.
Resumindo, o anunciante que paga mais, aparece nas posições mais altas do Google ou de qualquer empresa. Lances na posição superior no Google podem ser caros, mas também têm oferecem um ROI fantástico se você segmentar as frases corretamente.
A publicidade PPC é muito recomendada para:
– Marketing de afiliados
– Sites de comércio eletrônico
Tráfego Pago de Redes Sociais
As redes sociais se tornaram parte do nosso dia a dia e são ferramentas poderosas de comunicação e passatempo. Não importa onde você esteja, basta olhar ao seu redor, na rua, no ônibus, no escritório e, infelizmente, mesmo enquanto estiver dirigindo, quase todo mundo que vemos está conectado a um smartphone.
E é por esse motivo que o mercado publicitário em mídias social cresce de maneira assombrosa!
Um estudo feito pela iProspect em 54 países apresentou um crescimento de 86% nos gastos das empresas em anúncios em redes sociais.
Utilizar uma rede social para anunciar pode ser uma das melhores formas para aumentar quase qualquer tipo de negócio.
Essas plataformas atraem muitos clientes diretos, leads qualificados e são uma boa fonte de divulgação de marca e geração de engajamento.
Devido à capacidade exclusiva das plataformas de mídia social em coletar muitos dados dos perfis de seus usuários, obtemos acesso ao nosso público-alvo com a precisão de um laser!
O Tráfego Pago de redes sociais nos oferecem tráfego via PPC e também o CPM que significa Custo por Mil impressões ou visualizações. Isso significa que somos cobrados somente quando nosso anúncio é exibido para cada mil pessoas.
Com um alcance tão grandioso das redes sociais, a sua capacidade de segmentação e sua versatilidade, qualquer um pode lucrar colocando anúncios aqui.
A publicidade em Redes Sociais é muito recomendada para:
– Marcas Digitais
– Youtubers e Blogueiros
– Marketing de afiliados
– Pequenos negócios
– Sites de comércio eletrônico
Tráfego Pago via Mobile
Como nós vimos no tópico anterior sobre Tráfego Pago em Redes Sociais, as pessoas usam seus telefones celulares, tablets e smartwatchs o tempo todo.
Como o próprio nome sugere, o tráfego móvel ou mobile, é o tráfego pago gerado exclusivamente em dispositivos móveis.
A publicidade para dispositivos móveis adota uma publicidade focada somente nos dispositivos móveis.
Quer um exemplo? Baixe um app de um joguinho gratuito para o seu celular e veja quantas propagandas são exibidas nele.
Os anúncios podem ter a forma de banner, texto e vídeo.
Algumas redes aproveitam os recursos incorporados ao telefone, como notificações por push.
Os anúncios para celular são perfeitos se você deseja direcionar tráfego para seu próprio aplicativo de celular, site ou produtos afiliados ligados à jogos online por exemplo.
Se você é um profissional de marketing afiliado, desenvolvedor de aplicativos ou profissional de marketing viral, a publicidade para celular é uma fonte obrigatória.
Você pode alcançar visitantes em qualquer lugar e a qualquer momento.
As fontes de tráfego móvel cobrarão de maneira semelhante às fontes de tráfego social, em uma base PPC ou CPM.
Por meio do celular, também poderemos fornecer aos nossos potenciais clientes as notificações em push.
As notificações Push são mensagens enviadas via Push Notification Service e normalmente aparecem em forma de pop-ups em sites que você visita ou na tela inicial do seu celular com o intuito de manter o usuário informado sobre o conteúdo da empresa ou com um promoção exclusiva via push. Veja um exemplo:
As principais empresas que oferecem o serviço são: inMobi, Double Click do Google, Airpush, TapJoy e Pushcrew.
Trafego Pago via Native Ads
Publicidade Nativa ou Native Ads, trata-se de um conteúdo patrocinado por um anunciante e que se parece muito com algum conteúdo do site onde a publicidade é exibida.
O anúncio possui a mesma estrutura, linguagem e diagramação do conteúdo editorial publicado pelo veículo, porém, se diferencia do resto dos posts por uma marca ou subtítulo informando ser um Ads.
Talvez, a principal característica desse tipo de anúncio é a boa experiência que ele gera ao usuário.
A intenção não é fazer uma propaganda intrusiva, e sim oferecer ao consumidor um conteúdo que faça sentido ser lido por ele naquele canal.
A principal vantagem desse tipo de publicidade é sua alta taxa de aceitação pelo público.
De acordo com Meredith Levien, VP de publicidade do New York Times, os native ads veiculados no jornal possuem uma audiência tão grande quanto os seus conteúdos próprios!
As principais empresas que oferecem o serviço são a Outbrain e Taboola.
Agora que você já sabe o que é Tráfego Pago e conhece seus principais formatos e empresas do ramo, eu espero sinceramente que você comece a incluir a estratégia em seus planos de marketing.
Não importa se você é iniciante ou já tem uma empresa online. Atingir o público certo é fundamental e o tráfego pago é a maneira mais rápida de conseguir clientes e vendas com pouquíssimo esforço.
Todo mundo quer ganhar dinheiro online, mas, como diz o ditado, você precisa gastar dinheiro para ganhar dinheiro! Na internet, as mesmas regras se aplicam, mas você não precisa gastar uma fortuna com isso.
Dá uma olhada na nossa área de estudos gratuita chamada Campus Tráfego Pago e veja uma série de exemplos e estratégias para você economizar dinheiro e ganhar muita grana online com a ajuda do Tráfego Pago.
Eu te garanto, isso aqui foi só o começo da virada da sua vida online!
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Favor me indique um profissional para fazer o tráfego pago da minha empresa