O que é Ad Network?
Uma Ad Network é uma rede que conecta diversos sites e disponibiliza o seu catálogo para comercialização de publicidade online para quem deseja anunciar. Essa é a definição oficial dada pela IAB Brasil, órgão que regulamenta a publicidade online no País.
As empresas de Ad Network (Advertising Network ou Rede de Anúncios) foram uma das primeiras peças de tecnologia de publicidade que apareceram em meados dos anos 90, quando a publicidade online começou pra valer nos Estados Unidos.
Atualmente, as Ad network são responsáveis por uma movimentação de cerca de 2,5 bilhões de dólares por ano nos EUA e tem ampliado sua participação no Brasil ano após ano, chegando a representar um mercado entre 140 e 200 milhões de reais no último ano.
Como Funciona uma Ad Network?
Antes de explicar como funciona uma Ad Network, vamos pensar no seguinte:
De acordo com o site Internet Live Stats, que fornece estatísticas em tempo real sobre o uso da internet de forma global, há mais de 1,8 trilhão de websites na rede.
Se você entrar hoje mesmo no site Internet Live Stats, verá que a contagem de novos sites não para de crescer por um segundo sequer!
Agora, imagine a dificuldade que vive um anunciante ou o profissional de mídia que precisa encontrar e mapear os sites com o perfil da campanha/empresa/produtos que ele quer divulgar?
Pois é aqui que entram as Ad network…
O papel da Ad Network é, justamente, encontrar os parceiros com sites perfeitos para o seu negócio.
A Ad Network reúne diversos websites para oferecer a anunciantes e agências um catálogo qualificado para veiculação de anúncios diversos.
Ela conecta tanto o anunciante quando publisher que pode ser um bloogueiro, dono de aplicativo, youtuber, etc… utilizando uma DMP (Data Management Plataform).
Uma ad network agrupa os dados de audiência desses diversos sites, o que é bom para os pequenos e médios blogueiros, porque eles ganham espaço e oportunidade, enquanto para os anunciantes, o alcance aumenta.
Um algoritmo sobre o inventário de uma adnetwork estima a disponibilidade para cada publisher e agrega os dados em segmentos e pacotes.
Tipos de Ad Network
Uma Ad Network pode ser horizontal (diversas categorias de sites e conteúdos) ou vertical (conteúdo único). E cada AdNetwork decide se vende mídia apenas para agências e/ou anunciantes diretos/pessoas físicas.
Abaixo estão alguns dos principais tipos de redes de anúncios:
- Redes de anúncios Premium: oferecem o inventário de editores populares.
- Redes de anúncios verticais: redes de tópicos específicos – por exemplo, rede de anúncios de negócios, rede de anúncios de tecnologia, rede de anúncios automotivos, rede de anúncios de moda, etc.
- Redes de publicidade especializadas ou específicas do inventário (por exemplo, celular, vídeo, nativo): concentra-se em um determinado tipo de inventário.
- Desempenho e redes de anúncios afiliados: normalmente usando o modelo de preço de compartilhamento de receita, CPC ou CPA.
Exemplos de Ad Networks
- Google AdSense
- Media.Net
- Adcash
- PropellerAds
- BuySellAds
- Conversant
- DynAdmic
- NoBeta
Conheça outras opções de Tráfego Pago aqui em nosso site e descubra diversas formas de anunciar seus produtos ou negócio.